Avançar para o conteúdo principal

Teatralmente Opinando 5 | Leiria e as suas tradições sobem ao palco

Teatro Miguel Franco. 4 de Maio de 2013 (21h30). Meia sala.

O grupo "Leirena Teatro" traz a cena a peça Corre Mãe Corre, em digressão pelo país, passando uma vez por mês por Leiria - região que dá o mote para todo o espectáculo - no teatro Miguel Franco.
Corre Mãe Corre desenrola-se em 1385, quando se instala no país um clima de guerra, trazido pela batalha de Aljubarrota.
Uma jovem rapariga com coração guerreiro, na esperança de mudar o mundo, foge de casa, seguindo os irmãos que haviam sido chamados para a guerra. A mãe, cujo instinto fala mais alto, vendo-se sozinha, parte de coração nas mãos em busca da sua menina. Corre assim espaços a fio, descalça, mas de alma forte, na esperança de encontrar a filha que havia partido.
O espectáculo é marcado por grandes influências da região de Leiria, característica que faz parte de todos os espectáculos do grupo, mostrando de várias e engenhosas maneiras um pouco da tradição desta terra. Demonstrando uma enorme criatividade, o "Leirena Teatro" traz-nos toda a vertente sonora da peça feita ao vivo no momento, com instrumentos tradicionais a simular os mais variados sons da natureza.
Mas a encenação colectiva do grupo e direcção de Frédéric da Cruz revelam ainda mais surpresas, entre as quais, uma surpreendente plataforma rotativa e desmontável, permitindo transportar a acção para diferentes cenários, com recurso à imaginação e poderosa interpretação de todo o elenco. O público pode testemunhar ainda a transformação dos actores em múltiplas personagens, feita em palco, por detrás das pequenas tampas que se abrem na plataforma, surpreendendo-nos pela forma como tudo foi tão bem engendrado.
Porém, apesar da vertente bélica da peça, havendo espaço para os fortes valores tradicionais, existem também momentos de descontracção e até comédia, que tornam a peça agradável, quer para adultos, quer para crianças, misturando de forma equilibrada a cultura com o lazer.
Digna de fortes aplausos, Corre Mãe Corre é uma peça com um misto de emoções que variam dos arrepios por todo o corpo, provocados pela força dos actores, aos risos proporcionados pelos momentos mais leves de comédia, e ainda ao espanto que nos traz a criatividade com que todo este espectáculo foi montado.
Em suma, Corre, Mãe Corre é um espectáculo digno de ser visto e entusiasticamente aplaudido. · Corre, Mãe Corre > Textos do Cancioneiro da Região de Leiria, Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura, Guarda-Livros, Senhora do ó, Gestas e no Princípio Era o Verbo, poemas de Acácio Paiva, entre outros; enc. colectiva; cenografia de Frédéric da Cruz; produção Leirena Teatro; com Celso Pedro, Fréderic da Cruz, Sofia Neves e Vânia Fernandes. Digressão Nacional.