Tiago Rodrigues já fez saber que, da nova temporada do Nacional, consta um projecto para levar aos mais diversos pontos do país as produções que estrearem na capital, bem como a criação de um novo logótipo para a Sala, apontando todas as armas no sentido de cativar mais público.
Depois de no passado mês ter sido divulgada a programação da nova temporada do Nacional, chega agora a público, segundo declarações de Tiago Rodrigues, o novo director artístico do Dona Maria, os restantes projectos existentes para a mítica sala da capital.
Para a nova temporada, o mais aliciante projecto será levar em Digressão Nacional os espectáculos apresentados no Rossio, procurando-se, para já, um parceiro que financie o ambicioso projecto. Apelidado de "Rede Eunice", em homenagem à maravilhosa Eunice Muñoz, os primeiros périplos deverão ocorrer somente em 2016. Mas não é apenas ambição do director levar espectáculos pela província... Em Fevereiro próximo, o contrário ocorrerá com a vinda até ao palco do Rossio da companhia Comédias do Minho, seguindo-se o Teatro Experimental do Porto e a companhia Terceira Pessoa, oriunda de Castelo Branco. A completar o leque de ofertas, haverá ainda uma forte aposta no Teatro para a infância e juventude, numa tentativa de fomentar o gosto dos mais jovens pela Arte de Talma. Já o projecto Teia, que muita controversa gerou ao desaparecer das actividades, apenas mudou a sua denominação para "Luz de Trabalho", mantendo a raíz que o sucessor criou.
Na sala que Garrett fundou há 170 anos - autor que, por mero acaso, está este ano ausente da programação - todos os esforços se movem nos sentido de conquistar mais e novos públicos, não defraudando os fiéis e tendo como meta ultrapassar os 38 597 espectadores que no passado ano entraram no TNDMII (número que suplantou o ano de 2013, mas ficou bastante aquém dos quase 60 000 conquistados em 2009).
Para iniciar a temporada, a nova direcção adiantou já que os primeiros três dias (11 a 13 de Setembro) terão entrada livre para todos os espectáculos, constando da programação uma homenagem a Eunice Muñoz - que recentemente comemorou os 86 anos com a quase plena recuperação de um grave problema de saúde - e a representação das tragédias Ifigénia, Aganémnon e Electra, da peça Colecção de Amantes, de Raquel André, realizando-se também a I Feira do Livro de Teatro e uma exposição de partituras existentes no fundo documental do Nacional, para além de diversas actividades como, por exemplo, a leitura encenada de Ricardo II, da autoria de Shakespeare.
O orçamento de 861 700€ - a que se junta um reforço de cerca de 163 000€ para os três dias de abertura - despendido para a nova temporada, será ainda aplicado em obras no edifício, com particular intervenção no café e livraria e na reforma de estruturas técnicas e telhado, e numa análise ao estado da maquinaria de palco. A completar a vasta galeria de novidades para 2015/2016, o Presidente do Dona Maria, Miguel Honrado, desvendou ainda que a partir do próximo mês, após 25 anos com o antigo logótipo, a emblemática sala contará com uma nova "logomarca" com o intuito de "dialogar muito mais com os [diferentes] públicos".
Que o público regresse em força ao Rossio...